Topo
pesquisar

Etnias e população do Rio Grande do Sul

Geografia do Brasil

PUBLICIDADE

O estado do Rio Grande do Sul é influenciado pelos europeus em vários sentidos, vai desde os costumes até a arquitetura. Os europeus povoaram o local a partir do século XIX, por meio do governo brasileiro que motivou a vinda de tais imigrantes, com o intuito de ocupar a área que até então se encontrava despovoada, pois dessa forma era propícia a ser invadida e ocupada pelos países vizinhos, diante disso, chegaram ao Brasil imigrantes de várias origens, sobretudo italianos, alemães e açorianos, que logo se misturaram aos ameríndios, portugueses e escravos negros.

Porém, existem imigrantes de outras origens, mas que representam uma minoria, como os espanhóis, poloneses, russos, judeus, árabes, japoneses, argentinos e uruguaios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Devido à origem européia da população, 84,7% das pessoas são brancas, os negros representam 5,2%, os pardos 10,4% e os amarelos 0,4%. 

Informações gerais da população do Rio Grande do Sul:

População total do Estado:  10.693.929 habitantes.
Densidade demográfica: 39,8 habitantes por km2.
Crescimento demográfico: 0,5% ao ano.
População urbana: 85,1%.
Acesso à água tratada: 85,7%.
Acesso a esgoto: 53,9%.
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,832.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Dança de origem européia
Dança de origem européia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Etnias e população do Rio Grande do Sul "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/etnias-populacao-rio-grande-sul.htm. Acesso em 23 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola