Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aspectos da população de Pernambuco

A concentração populacional nas cidades litorâneas
A concentração populacional nas cidades litorâneas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O estado do Pernambuco está localizado na Região Nordeste do Brasil. Sua extensão territorial é de 98.146,315 km², conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 8.796.448 habitantes, correspondendo a aproximadamente 4,6% da população brasileira, distribuídos em 185 municípios. A densidade demográfica do estado é de 89,6 hab/km². Cerca 80,2% da população reside em áreas urbanas e 19,8% em zonas rurais.

Conforme dados do IBGE, a composição étnica da população pernambucana é constituída por pardos (53,3%), brancos (40,4%), negros (4,9%) e índios (0,5%). Quanto à estrutura por sexo, os homens representam 48,1% da população, e as mulheres, 51,9%.

A distribuição populacional no estado ocorre de maneira desproporcional, os centros urbanos localizados próximos ao litoral concentram um elevado percentual da população pernambucana, enquanto que o sertão é pouco povoado. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado é 0,718. Os indicadores sociais apresentam uma expectativa de vida de 67,1 anos, a mortalidade infantil apresenta índices elevados 35,7 óbitos a cada mil nascidos vivos; a taxa de analfabetismo é de 17,6%.

Recife, capital pernambucana, abriga uma população de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, em uma extensão territorial de 219 km².

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Aspectos da população de Pernambuco "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-populacao-pernambuco.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante