Topo
pesquisar

Agentes Poluidores do Ar

Biologia

PUBLICIDADE

A poluição da atmosfera ocorre pela introdução de inúmeras partículas suspensas no ar, alterando gradativamente as condições naturais de vários ecossistemas, bem como danos à saúde humana.

Entre os principais agentes geradores de poluentes estão: os motores dos automóveis, as indústrias siderúrgicas, as fábricas de cimento e papel, as refinarias, a incineração de lixos domésticos e as queimadas de florestas para expansão de lavouras e pastos.

Os poluentes mais incidentes na atmosfera, em geral nas grandes metrópoles, estão relacionados à emissão de gases, tais como: monóxido de carbono (CO), com concentração média igual a 45%; dióxido de nitrogênio (NO2), aproximadamente 16%; dióxido de enxofre (SO2), proporcionalmente a 19%; hidrocarbonetos com 13% de distribuição no ar; e 7% compreendendo as demais partículas.

As causas da intensa degradação ambiental são visivelmente observadas e sentidas através de processos cada dia mais evidentes, como:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- O fenômeno de inversão térmica, em virtude do aquecimento e má circulação de correntes de ar, com aumento significativo da temperatura e acúmulo de partículas poluentes em suspensão.

- Retenção da radiação solar aumentando o efeito estufa, essencial à manutenção da vida em níveis tolerantes, mas prejudicial quando excessivo.

- Precipitações com alto teor de substâncias ácidas (enxofre e nitrogênio) formando a chamada chuva ácida.

- E a destruição de camada de ozônio decorrente da emissão de gases do grupo dos clorofluorcarbonetos (CFC), utilizados na fabricação de geladeiras e plásticos, atualmente substituídos por outros compostos.

O monóxido de carbono, por exemplo, é um gás extremamente perigoso, que quando inalado pelo homem, associa-se à hemoglobina (célula do sangue) e forma um composto estável (a carboxiemoglobina), causando asfixia pela não oxigenação dos tecidos orgânicos.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Concentração de partículas e poluentes em grandes cidades provocando o fenômeno de inversão térmica
Concentração de partículas e poluentes em grandes cidades provocando o fenômeno de inversão térmica

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Agentes Poluidores do Ar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/agentes-poluidores-do-ar.htm. Acesso em 13 de novembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

A poluição atmosférica é um problema grave que afeta todo o planeta e causa danos ambientais e à nossa saúde. Entre os maiores poluidores, destacam-se os carros e as indústrias, que lançam uma série de produtos tóxicos no ar. O monóxido de carbono é um desses produtos e destaca-se por se ligar à hemoglobina, formando a

a) oxi-hemoglobina, que auxilia no transporte de oxigênio.

b) carboxi-hemoglobina, que impede que o oxigênio seja transportado.

c) monóxido de hemoglobina, que ajuda no transporte de gás carbônico pelo corpo.

d) oxi-hemoglobina, que promove o transporte de gás carbônico pelo corpo.

e) carboxi-hemoglobina, que promove uma melhor oxigenação do corpo.

Questão 2

Marque a alternativa que indica corretamente o nome do fenômeno que acontece como resultado da interação de óxidos com o vapor d'água presente na atmosfera.

a) Efeito estufa.

b) Aquecimento global.

c) Inversão térmica.

d) Chuva ácida.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola