Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sun Yixian

Sun Yixian líder, revolucionário da luta pela independência da China
Sun Yixian líder, revolucionário da luta pela independência da China
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Médico, político e líder revolucionário da luta pela independência da China nascido em Hsiang-shan, província de Kwangtung, considerado símbolo da modernização do país e pioneiro da revolução comunista. Oriundo de uma família de lavradores, teve seu primeiro contato com as influências ocidentais na escola missionária britânica em Honolulu. Retornou à aldeia natal (1883) e dois anos depois se converteu ao protestantismo. Formou-se em medicina (1892), profissão que não exerceu na plenitude para se dedicar à política. Convencido de que para conseguir a modernização da China era preciso derrubar a dinastia manchu, participou da fundação de várias sociedades secretas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Exilou-se no Japão (1895), a partir de onde realizou numerosas viagens à Europa e aos Estados Unidos. Criou (1925) em Tóquio a Liga da União, célula mãe do partido nacionalista chinês, o Kuomintang. Com a eclosão da revolução (1911), foi para Xangai e um ano depois foi eleito primeiro presidente da república. Com a abdicação do imperador (1912), no dia seguinte o presidente demitiu-se do cargo em favor do general Yuan Shikai, por considerá-lo uma figura mais aceitável para o Ocidente e, assim, mais conveniente para a política externa. O general logo se tornou um ditador e uma outra revolução ocorreu (1913). Com a vitória das forças do governo, foi obrigado a partir para um novo exílio (1913). A oposição interna e as pressões externas finalmente derrubaram Yuan Shikai (1916) e o líder revolucionário pôde voltar ao país (1918).

Em Cantão idealizou um regime independente (1918), estabelecendo um programa político baseado nos três princípios do povo: nacionalismo, democracia e progresso econômico (1923). De imediato iniciou os processos da reforma agrária e da industrialização do país (1923). Sem apoio e com a desconfiança das potências ocidentais ao seu programa, o governante conseguiu o apoio da União Soviética em troca de uma aliança com o Partido Comunista Chinês e da inclusão de três de seus membros no comitê executivo do Guomingang. Morreu em Pequim, onde havia chegado no começo do ano (1925) e foi sucedido por seu cunhado, o general Chiang Kai-shek. Anos depois passaria a ser considerado o pioneiro da revolução comunista.

Figura copiada do site PORTRAIT GALERY / UTL
Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Sun Yixian"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/sun-yixian.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante