Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Shibasaburo Kitasato

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Médico e bacteriologista japonês nascido em Kitanosato, província de Higo, hoje prefeitura de Kumamoto, que, em Hong Kong descobriu quase que simultaneamente com o bacteriologista francês Alexandre Yersin, o bacilo Pasteurella pestis, o agente infeccioso da peste bubônica (1894). Estudou os bacilos do tétano e da difteria em Berlim, com Emil von Behring (1885-1891).

Pioneiro na obtenção da cultura pura do bacilo do tétano (1889) e na demonstração, com Behring, do valor da antitoxina para prevenção da doença (1890). Retornou ao Japão (1892) e fundou, próximo a Tóquio, um laboratório que foi incorporado (1899) ao Instituto Imperial Japonês para o Estudo de Doenças Infecciosas. Demonstrou que culturas mortas podem ser utilizadas para elaboração de vacinas e também estudou a infecção pela tuberculose. Deixou e Instituto Imperial para fundar o Instituto Kitasato (1914) e morreu em Tóquio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Shibasaburo Kitasato"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/shibasaburo-kitasato.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante