Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Manuel Francisco dos Santos

Biografia

PUBLICIDADE

Futebolista brasileiro nascido em Pau Grande, município de Majé, RJ, um dos principais nomes do esporte no Botafogo de Futebol e Regatas e da seleção brasileira, onde ganhou dois títulos mundiais (1958/1962). Ingressou no Botafogo de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro (1953) e defendeu a seleção brasileira em três campeonatos mundiais (1958/1962/1966).

Em sua segunda Copa do Mundo, conheceu a cantora Elza Soares, artista que representava o Brasil no evento, e com ela se casou após desfazer o casamento com a primeira esposa Nair. Conhecido como um dos maiores pontas-direitas do mundo, com dribles espetaculares, depois de dar muitas glórias ao Botafogo, transferiu-se para o Sport Club Corinthians Paulista, de São Paulo (1966), terminou sua carreira profisional no Flamengo e aposentou-se do futebol participando de partidas de exibição (1973).

Suas jogadas espetaculares inspirou os versos de Vinícius de Morais, no poema O anjo de pernas tortas, e um filme de Joaquim Pedro de Andrade, Garrincha, alegria do povo (1963). Afastado do futebol, foi vencido pelo alcoolismo em seus últimos anos de vida e morreu no Rio de Janeiro, RJ.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem M - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Manuel Francisco dos Santos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/manuel-francisco-dos-santos.htm. Acesso em 27 de novembro de 2021.