Manuel Francisco dos Santos

Futebolista brasileiro nascido em Pau Grande, município de Majé, RJ, um dos principais nomes do esporte no Botafogo de Futebol e Regatas e da seleção brasileira, onde ganhou dois títulos mundiais (1958/1962). Ingressou no Botafogo de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro (1953) e defendeu a seleção brasileira em três campeonatos mundiais (1958/1962/1966).

Em sua segunda Copa do Mundo, conheceu a cantora Elza Soares, artista que representava o Brasil no evento, e com ela se casou após desfazer o casamento com a primeira esposa Nair. Conhecido como um dos maiores pontas-direitas do mundo, com dribles espetaculares, depois de dar muitas glórias ao Botafogo, transferiu-se para o Sport Club Corinthians Paulista, de São Paulo (1966), terminou sua carreira profisional no Flamengo e aposentou-se do futebol participando de partidas de exibição (1973).

Suas jogadas espetaculares inspirou os versos de Vinícius de Morais, no poema O anjo de pernas tortas, e um filme de Joaquim Pedro de Andrade, Garrincha, alegria do povo (1963). Afastado do futebol, foi vencido pelo alcoolismo em seus últimos anos de vida e morreu no Rio de Janeiro, RJ.

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/

Ordem M - Biografia - Brasil Escola


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biografia/manuel-francisco-dos-santos.htm