Topo
pesquisar

Quagga (Equus quagga quagga)

Animais

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Perissodactyla
Família Equidae
Gênero Equus
Espécie
Equus quagga
Subespécie Equus quagga quagga

O quagga era uma subespécie da zebra de planície (Equus quagga burchelli) que vivia em manadas, na África do Sul. Pesava aproximadamente 350 kg, com mais ou menos 1,30 metros de altura.

Possuía comportamento dócil, e diferia-se do Equus quagga burchelli pela ausência de listras na região traseira, barriga e patas, apresentando nestes locais coloração que variava entre o branco e o marrom.

Foi extinto da natureza no século dezenove, na década de setenta. A grande procura pela sua carne e pele pelos colonos Boer, resultando na sua caça indiscriminada; e um plano de extermínio de animais selvagens, a fim de garantir espaço e alimento para bovinos, foram os fatores cruciais para seu fim.

Em 1883, morreu, no zoológico de Amsterdam, o último exemplar vivo de quagga: uma fêmea, mantida ali desde 1867. Este evento desencadeou o fim de uma linhagem que surgiu entre 120 e 290 mil anos atrás.

Graças a amostras completas de DNA extraídas no passado, cientistas de um projeto denominado “Quagga project” conseguiram, por meio de cruzamentos entre zebras de poucas listras, criar animais muito semelhante aos quaggas originais, introduzindo-os no mesmo habitat destes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Seção "Animais extintos"

Animais Extintos - Animais - Brasil Escola

Quagga: espécie extinta em meados do século dezenove.
Quagga: espécie extinta em meados do século dezenove.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Quagga (Equus quagga quagga)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/quagga-equus-quagga-quagga.htm. Acesso em 22 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola