PUBLICIDADE
Depois do almoço sempre aparece aquela preguiça e a vontade de cochilar, de se encostar-se a algo para dormir. Mas nem sempre isso é possível. A maioria das pessoas tem um período destinado para o almoço bastante corrido. É nesse período que se almoça, que se estuda e revisa conteúdo para alguma prova a noite, além de ter de resolver algum problema no banco ou pagar algo que esteja programado. Isso é bastante diferente em alguns países como a Itália, por exemplo, onde é comum todos pararem para tirar a sesta.
Mas afinal, dormir depois do almoço é bom ou ruim?
Isso vai depender de pessoa para pessoa, do ritmo biológico de cada um. Nem todas as pessoas podem ou gostam de tirar a sesta, mas o cochilo após o almoço diminui o estresse, estimula a concentração e, consequentemente, o aprendizado e a memorização, trazendo benefícios como disposição física e mental. Além disso, previne problemas cardíacos e ajuda a emagrecer. Para as pessoas que têm problemas estomacais ou insônia não é recomendado, pois podem prejudicar a digestão ou dificultar o sono noturno.
Há pessoas que necessitam desse período de descanso, mas é bom saber que o sono não deve ultrapassar 1 hora, e deve respeitar o horário biológico de cada um.
Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia