Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Pólvora

Química

A pólvora é a munição de canhões
A pólvora é a munição de canhões
PUBLICIDADE

A pólvora clássica (explosiva) é constituída por 75% de Salitre, 15% de carvão e 10% de enxofre. O principal componente - o salitre ou Nitrato de Potássio, cuja composição química é (kNO3), possui alto poder de combustão e explosão. Ao longo dos séculos, a composição da pólvora sofreu algumas alterações, de acordo com o que se destinava, surgindo a pólvora de caça, de minas e de guerra.

A história revela que a pólvora foi descoberta na China no Século IX e depois espalhada pelo mundo. A descoberta foi acidental e feita por alquimistas que procuravam pelo elixir da imortalidade, isso explica por que as primeiras referências à pólvora aparecem como avisos em textos de alquimia: “Não misturem certos materiais uns com os outros.”

A pólvora pode ser classificada em:

Propelente: se queima mais lentamente e constante, é a pólvora usada nas munições.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Explosiva: de queima média e alta velocidade, é por isso que gera grande volume de gás e explode se estiver confinada. É usada basicamente para fogos de artifício (pólvora negra).

Por volta do século X, a pólvora começou a ser usada com propósitos militares na China, era encontrada na forma de foguetes e bombas explosivas lançadas de catapultas. O canhão surgiu em 1126, quando foram utilizados tubos feitos de bambu para se lançarem mísseis contra o inimigo. Posteriormente, os tubos de bambu foram substituídos por tubos de metal. Depois da China, o uso militar da pólvora se espalhou para o Japão e a Europa.

Por volta do ano de 1304, na Arábia, a pólvora foi usada pela primeira vez para lançar projéteis de uma arma portátil de tamanho semelhante ao dos rifles.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Pólvora"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/polvora.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.

Artigos Relacionados
Leia sobre os nitratos e descubra suas características e usos. Veja de que forma eles podem agir no nosso corpo e resolva os exercícios propostos sobre o tema.
Entenda o processo química envolvido nos fogos de artifício e o que define a cor dos fogos.