Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Mendeleev e a vodka

Química

Como surgiu a vodka?
Como surgiu a vodka?
PUBLICIDADE

A vodka foi descoberta por volta do ano de 1893 na Rússia, com o nome de “aguinha” (vodka em Russo). O responsável pela façanha foi nada menos que o renomado cientista Dmitri Ivanovich Mendeleev. Na época, professor da Universidade de São Petersburgo, pesquisou a fórmula mais apropriada para a bebida.

Para chegar à fórmula ideal, Mendeleev dedicou-se durante um ano à tarefa de misturar criteriosamente água e álcool em diferentes proporções. Mendeleev chegou à composição perfeita para a vodka: 40% de álcool e 60% de água. A chamada Vodka Russa tem registrada por lei, a fórmula proposta pelo cientista.

O professor Mendeleev tornou-se figura ilustríssima na Rússia, tanto que é visto como o grande químico, autor da bebida no Museu da Vodka, em Moscou. Entre as façanhas de Mendeleev encontra-se um importante trabalho: a organização da Tabela Periódica, pois ele foi o cientista que, em meio a tentativas de descobrir uma forma de organizar os elementos, chegou a uma tabela, e é nela que se baseia a atual.

É válido lembrar que Mendeleev foi também responsável pela organização da Tabela Periódica. Ele relacionou a massa atômica às propriedades dos elementos, e em 1869, surgiu a 1ª Tabela Periódica dos Elementos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola


  Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Mendeleev e a vodka"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/mendeleev-vodka.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.