close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
O leite materno é essencial para o bebê
O leite materno é essencial para o bebê
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A lactoferrina é uma substância presente naturalmente em nosso corpo, encontrada na saliva, em nossas lágrimas e no caso do homem, no esperma. Mas a maior quantidade está disponível no colostro, o primeiro leite que a mãe produz após dar à luz.

Mamães de plantão! Fiquem sabendo agora de mais um benefício que o leite materno proporciona ao bebê. Como já foi dito, ele é rico em lactoferrina, que cumpre uma valiosa função de antibiótico natural.

Os primeiros meses após o parto é o período em que ocorrem mais infecções, daí a importância do bebê recém-nascido ter acesso à lactoferrina. Mas, à medida que o tempo passa, a quantidade de lactoferrina presente no leite materno diminui, daí em diante o próprio organismo da criança passará a produzir tal substância.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Num corpo adulto, a lactoferrina cumpre o importante papel de transportar átomos de ferro, impedindo que eles sejam capturados por bactérias.

Por Líria Alves
Graduada em Química
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Lactoferrina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lactoferrina.htm. Acesso em 17 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Estude agora


Transgênicos

Se tornou bastante comum a utilização de alimentos transgênicos em nossa alimentação. Alguns produtos são...

Pré-Enem | Funções da linguagem

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...