Topo
pesquisar

Lá em saturno

Química

Saturno: qual a diferença deste planeta?
Saturno: qual a diferença deste planeta?
PUBLICIDADE

Um fator diferencial no planeta Saturno está nos anéis que adornam sua superfície. Apesar de não ser o único planeta a exibir tal adorno, Saturno se destaca pelos seus belos anéis que já foram visualizados pelos astrônomos.

A missão de registrar tal beleza natural foi dada às sondas espaciais Voyager 1 e 2, ambas constataram a existência dos anéis. Mas você faz ideia de como eles se formaram?

A primeira teoria, defendida por alguns especialistas, é de que os anéis são produto da colisão entre asteroides próximos ao planeta. O choque teria lançado rochas e poeira que se fixaram em volta de saturno na forma de anéis, pela ação da gravidade no planeta. Tais anéis teriam a mesma composição dos asteroides.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A segunda teoria defende a ideia de que o aparecimento dos anéis se deu no momento da formação do próprio planeta. A justificativa seria o fato de que tal formação não absorveu todo o material despendido para a composição de saturno. Os componentes dos anéis seriam as sobras de poeira e nuvens de gases que também compõem o planeta.

Enfim, não importa o processo de formação dos incríveis anéis, o curioso é que estão lá, e lá permanecem em forma de matéria gélida e brilhante.

Por Líria Alves
Graduada em Química
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Lá em saturno "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/la-saturno.htm>. Acesso em 15 de agosto de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA