PUBLICIDADE
Um fator diferencial no planeta Saturno está nos anéis que adornam sua superfície. Apesar de não ser o único planeta a exibir tal adorno, Saturno se destaca pelos seus belos anéis que já foram visualizados pelos astrônomos.
A missão de registrar tal beleza natural foi dada às sondas espaciais Voyager 1 e 2, ambas constataram a existência dos anéis. Mas você faz ideia de como eles se formaram?
A primeira teoria, defendida por alguns especialistas, é de que os anéis são produto da colisão entre asteroides próximos ao planeta. O choque teria lançado rochas e poeira que se fixaram em volta de saturno na forma de anéis, pela ação da gravidade no planeta. Tais anéis teriam a mesma composição dos asteroides.
A segunda teoria defende a ideia de que o aparecimento dos anéis se deu no momento da formação do próprio planeta. A justificativa seria o fato de que tal formação não absorveu todo o material despendido para a composição de saturno. Os componentes dos anéis seriam as sobras de poeira e nuvens de gases que também compõem o planeta.
Enfim, não importa o processo de formação dos incríveis anéis, o curioso é que estão lá, e lá permanecem em forma de matéria gélida e brilhante.
Por Líria Alves
Graduada em Química