Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ameloblastoma

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

É um tumor benigno que possui componentes do epitélio odontogênico. Seu crescimento é lento com invasão significativa e não causador de metástases.

Seu reaparecimento é freqüente em alguns casos e pode gerar uma grave destruição óssea. Pode ser:

• Ameloblastoma Intra-óssea Multicístico, pode ocorrer em qualquer idade sendo mais comum entre 30 e 70 anos. Localiza-se na mandíbula provocando o alargamento das corticais ósseas e a reabsorção radicular.

• Ameloblastoma Unicístico ocorre em pacientes com 20 anos em média e ficam localizados na mandíbula associado a coroa de um dente. Pode se observar epitélos odontogênicos com células colunares polarizadas invertidamente e com núcleo hipercromático. Seu reaparecimento é menos freqüente e seu tratamento é feito por curetagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

• Ameloblastoma Periférico é o mais comum originado de restos epiteliais odontogênicos abaixo da mucosa. Ocorre em pacientes de meia idade com baixo risco de reaparecimento.

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Ameloblastoma"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/odontologia/ameloblastoma.htm. Acesso em 14 de abril de 2024.

De estudante para estudante