Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Hoje é Dia de Reis. Saiba origem da data.

Data comemorativa é uma celebração ligada à religião católica

Em 06/01/2023 08h00 , atualizado em 06/01/2023 08h00
Folia de Reis
O Dia de Reis marca o fim da folia de reis
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Hoje, 6 de janeiro, é comemorado o Dia de Reis ou Dia dos Três Reis Magos. A data comemorativa é uma celebração ligada à religião católica.

No Brasil, a comemoração do Dia de Reis foi trazida pelos portugueses durante a colonização e tornou-se parte da cultura brasileira.

A celebração do Dia de Reis ocorre na maioria dos estados brasileiros, mas cada região adaptou a comemoração de acordo com a sua cultura e suas características particulares. Em alguns locais, as tradições do Dia de Reis são parte do patrimônio cultural imaterial. 

Origem do Dia de Reis

Mas, qual a origem do Dia de Reis? A data faz referência à visita dos três reis magos (Baltazar, Gaspar e Melchior) para conhecer o menino Jesus, neste mesmo dia, em Belém, atual Palestina.

Conforme a história, os três reis magos foram guiados pela estrela de Belém para chegar até Jesus. Como é evento é considerado importante para a religião católica, o momento ganhou o tom de celebração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Folia de Reis

Grupo de mulheres em desfile da Folia de Reis. [2]

O Dia de Reis marca também o fim da Folia de Reis, que é uma manifestação religiosa e cultural que ocorre, todos os anos, entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro em várias regiões do Brasil. Folia de Reis também é chamada de Reisada ou Festa de Santos Reis.

Durante a Folia de Reis, grupos de homens desfilam pelas ruas de forma teatral, espalhando alegria e folia. Os homens também fazem orações, cantam e tocam instrumentos como violão e sanfona, enfeitados com fitas coloridas.

Como a manifestação tradicional Folia de Reis faz referência à visita dos reis magos a Jesus, o evento tem como principais símbolos os presentes que este recebeu ao nascer.

Veja abaixo os símbolos da Folia de Reis e seus significados:

  • Ouro: realeza

  • Incenso: divindade ou fé

  • Mirra: imortalidade

Fim do Natal

O Dia de Reis também marca o fim dos eventos ligados ao Natal. Neste dia, as pessoas desmontam a Árvore de Natal e guardam os enfeites natalinos, como as estrelas, os reis magos, o menino Jesus, o Papai Noel, entre outros.

Créditos da imagem

[1] Paulo Nabas / Shutterstock

[2] lobotalita / Wikimedia Commons

Por Silvia Tancredi
Jornalista