Saiba como ter mais informações sobre educação e financeira e realizar cursos que podem te tirar do desemprego
Em 12/07/2024 10h28
, atualizado em 12/07/2024 10h54
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
Educação financeira é um dos maiores desafios do Brasil. Pesquisas realizadas pelos institutos Locomotiva e MFM Tecnologia, veiculadas pela Agência Brasil, no final do ano passado, indicam que 8 a cada 10 famílias brasileiras estão endividadas.
Falta de planejamento e compras de alto valor representaram, juntos, 47% das razões dos endividamentos. Por conta disso, iniciativas tem surgido para ajudar quem se encontra nessa situação ou teme se encontrar um dia.
Uma delas é o EspaçoUniverseg da Bradesco Seguros com mais de 100 cursos gratuitos, que tratam sobre educação financeira e também especializações em diversas áreas.
Fomos conversar sobre esta plataforma e educação financeira com Valdirene Secato, Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros.
Educação financeira, como melhorar?
Lidar com dinheiro e administrar os gastos e ganhos de uma família são tarefas complicadas, até porque aumentar o volume do dinheiro que entra não é tão fácil quanto aumentar a quantidade que sai.
Principalmente, quando os responsáveis pelo equilíbrio financeiro enfrentam o desemprego ou a necessidade de realocação profissional. Em momentos como esse, é importante ter acesso à informação, cursos de especialização e estratégias de gestão financeira, de preferência sem ter que gastar.
É possível encontrar ajudas nessas condições em iniciativas do governo, através do MEC e também em projetos de empresas privadas, como o Espaço Universeg da Bradesco Seguros. Além destas plataformas, também é recomendado procurar iniciativas no seu setor que sejam de trabalho voluntário, elas podem te ajudam a construir um currículo mais sólido e te dão um visão mais ampla do setor profissional que se almeja.
O Espaço Universeg é uma plataforma recente que incorpora cursos que já estavam disponíveis anteriormente em outras iniciativas da empresa e as soma com novas especializações. Por isso, já nasceu com mais de 100 opções de capacitação, todas gratuitas.
Além de cursos que promovem a educação financeira, também é possível fazer especializações com emissão de certificados e aplicação de simulados para testar os conhecimentos adquiridos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Em caso de dúvidas sobre o Espaço Universeg, entre em contato com espacouniverseg@bradescoseguros.com.br.
Diferenças que cursos de especialização têm na hora da contratação
Questiono a líder de RH sobre qual a diferença que cursos de especialização têm na hora de avaliar os currículos. Ela afirma que o processo de recrutamento estabelece pré-requisitos, caso o candidato se encaixe ele estará apto para seguir para as próximas etapas do recrutamento.
Valdirene também destaca que as chamadas "soft skills"sempre são avaliadas.Soft skills é um termo em inglês que se refere às habilidades do dia a dia, como trabalho em equipe, conversação, entre outras.
Além disso, é avaliado se o perfil do candidato encaixa com a cultura da empresa. Então, são avaliadas as hard skills, onde entram as capacitações, experiências profissionais e habilidades técnicas.
Entretanto, Valdirene afirma que como a Bradesco Seguros investe na capacitação dos funcionários, as soft skills ganham bastante atenção durante o processo seletivo. Ela declarou:
"Claro que a gente tem os requisitos mínimos, se ele vai trabalhar na contabilidade, tem que ter noção ou estar cursando contabilidade, por exemplo, se vem para o RH, já pode estar em uma faculdade um pouco mais genérica, depois se especializar em RH. Se está na área de vendas, tem que ter habilidades de vendedor, de área comercial... Mas, não é um impedimento ele não ter todos os cursos desejáveis, porque aqui, ele terá"
Áreas profissionais em transformação
Valdirene afirma que há um desafio muito grande no setor de Tecnologia da Informação e Ciência de Dados. Pois, são setores de trabalho que mudaram muito o perfil de necessidades profissionais, principalmente, com a chegada da inteligência artificial, que já cumpre com funções mais repetitivas e burocráticas.
São necessárias novas funções destes trabalhadores, Valdirene disse:
"Existe uma mudança muito cíclica no perfil de acordo com aqueles projetos que a gente avança, conforme o que o consumidor nos exige, o perfil comportamental da população, dos produtos, enfim, tudo está envolvido nisso"
Por fim, ela nos conta das iniciativas de trainee da Bradesco Seguros nestas áreas quem disponibilizam centenas de vagas todos os anos e contam com mais de 40 mil inscritos.