Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Conheça o experimento online compartilhado da Unicamp para calcular Pi

A olimpíada de matemática da Unicamp desenvolveu um experimento em que você pode ajudar a trabalhar em um dos maiores mistérios da matemática, as casa decimais do número Pi

Em 28/06/2024 11h47 , atualizado em 28/06/2024 12h04
Menina segura um quadro com o símbolo do Pi em alusão ao experimento da olimpíada de matemática da Unicamp
Também é possível tentar adivihar quantas casas serão descobertas Crédito da Imagem: Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A olimpíada de matemática da Unicamp (OMU) lançou um experimento online em que é possível participar do cálculo das casas decimais do número Pi. É possível enviar sua contribuição até o dia 3 de julho.

Pi é uma constante matemática, uma dízima não periódica e infinita, isso significa que os números depois da vírgula não terminam e nem seguem uma sequência determinada. Esta constante aparece, principalmente, quando se trabalha com formas circulares, circunferências, cones, cilindros e esferas.

Este número é representado pela letra grega π e seu valor é aproximadamente 3,14. Historiadores afirmam que os primeiros povos a procurar um valor aproximado para pi foram egípcios e babilônicos.

Cálculo de pi através do experimento da OMU

O experimento da OMU funciona da seguinte maneira - você acessa o site da experiência, pega um objeto circular, mede seu perímetro e seu diâmetro, em seguida, o site calcula a razão entre eles, que deve ser algo próximo do valor de pi.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a média de todas as contas inseridas, será calculada uma aproximação para o valor de pi. Ainda é possível tentar adivinhar quantas casa decimais serão calculadas corretamente por meio deste experimento. 

Até o momento, o recorde mundial de cálculo das casas decimais de pi é de 62,8 trilhões. Os últimos novos 10 dígitos descobertos foram 7817924262.

Por fim, há uma premiação para as 10 pessoas que chegarem mais próximo do número de casas decimais corretas, elas ganharão uma camiseta da OMU. 

 

Por Tiago Vechi

Jornalista