Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ano Bissexto: o que é e por que acontece?

Origem do dia 29 de fevereiro vem do Império Romano. Evento acontece a cada quatro anos.

Em 29/02/2016 13h42
Mês de fevereiro ganha mais um dia em ano bissexto
Mês de fevereiro ganha mais um dia em ano bissexto
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

2016 é um Ano Bissexto. Isso significa que em vez de 365 dias, temos um dia a mais. Essa situação acontece a cada quatro anos, quando no mês de fevereiro é acrescentado o dia 29 no calendário. Mas muitas pessoas se perguntam de onde vem a história do ano Bissexto e qual o real motivo dele existir a cada intervalo de tempo.

História

O dia 29 de fevereiro surgiu na época do Império Romano, com o imperador Júlio César. Naquele tempo, o calendário era baseado nas fases da Lua, o chamado Ano Lunar, e possuía 304 dias divididos em 10 meses - não existiam os meses de janeiro e fevereiro -  sendo 6 meses com 30 dias e o restante com 31.

Mas após muito estudo a respeito do tempo que a Terra levava para dar uma volta completa em torno do Sol, percebeu-se que o cálculo, até então conhecido, não era exato e, portanto, deveria ser redefinido. Nessa ocasião, acreditava-se que a Terra levava 365 dias para percorrer o Sol e que, ao final desses dias, teríamos completados um ano inteiro.

O Ano Solar, que deu lugar ao Ano Lunar, foi instituído após adequar essa relação entre a Terra e o Sol. O imperador Júlio César desmistificou o cálculo dos 365 dias e chegou à conclusão de que essa volta dura, na verdade, 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa diferença, portanto, deveria ser compensada de algum jeito, pois se contássemos apenas os 365 dias, perderíamos quase seis horas anuais. Essas seis horas, em quatro anos, somam um total de 24 horas, ou seja, um dia. Por isso, a cada quatro anos temos um dia a mais no calendário. Os romanos decidiram então que este dia deveria ser acrescentado no mês de fevereiro, já que é o mais curto do ano.

Ciclo definido

O ano Bissexto é essencial para que o ciclo das estações do ano esteja bem definido. Se não acrescentássemos um dia completo a cada quatro anos, as estações acabariam descompassadas a tal ponto que chegaríamos a ter o Natal em estações totalmente diferentes em cada lugar do planeta ou o calendário marcaria a Primavera e estaríamos no Verão, por exemplo.

Como saber se um ano é bissexto

Para saber se um ano será bissexto, basta que ele seja divisível por 4. O ano de 2016, por exemplo, é divisível por 4. Logo, é bissexto. Mas para anos centenários (1900, por exemplo) a regra é que ele seja divisível por 400 para que o mês de fevereiro tenha um dia a mais.