Undoukai

Japão

PUBLICIDADE

Undoukai é uma espécie de gincana familiar e/ou civil poliesportiva japonesa originada no século XIX. Naquele período, disputava-se nas gincanas cabo de guerra, corrida de obstáculos, arremesso de peso e outros. O termo familiar também designava um conjunto de famílias para as competições e não apenas pessoas de um só laço familiar.

O principal objetivo dessa gincana é fazer com que as pessoas se confraternizem, mas também é utilizada com o intuito de conscientizar crianças sobre seu próprio corpo. Normalmente o Undoukai é realizado no mês de maio durante um dia todo. Aos participantes são garantidos prêmios e boa alimentação. A realização da gincana é feita com a participação de músicas infantis que substituíram as antigas marchinhas militares.

No Brasil, a realização do Undoukai é cada vez mais rara, pois a falta de espaço adequado para o acontecimento, a falta de descendentes japoneses que dão vida à festividade e ainda a perda dos valores culturais daqueles que são dessa origem e que permanecem no Brasil estão cada vez mais escassos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Cabo de guerra é uma das brincadeiras realizadas no Undoukai
Cabo de guerra é uma das brincadeiras realizadas no Undoukai

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Undoukai"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/undoukai.htm. Acesso em 21 de outubro de 2020.