Topo
pesquisar

Hinamatsuri

Japão

Exposição de bonecas do Hinamatsuri
Exposição de bonecas do Hinamatsuri
PUBLICIDADE

O Hinamatsuri, festa típica japonesa, que ocorre dia três de março, representa o dia das meninas. A característica do Hinamatsuri são as bonecas tradicionais, que ficam expostas em plataformas com panos vermelhos. Bonecas que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, senhoras da corte, músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian. Um jogo completo tem cerca de 15 bonecas, além de objetos de decoração, uma laranjeira e uma cerejeira, um espelho, instrumentos musicais, entre outros.

As duas bonecas que representam o Imperador e a Imperatriz ficam dispostas na primeira plataforma. O segundo degrau traz três senhoras da corte. No terceiro degrau estão cinco músicos. Cada um segura um instrumento musical e o cantor, um leque. As outras plataformas são compostas de mobílias em miniaturas, ferramentas, carruagens, entre outros.

As bonecas podem ser presenteadas pela família da mãe da menina ou serem compradas em lojas de departamentos. A exposição das mesmas tem duração de no máximo duas semanas, e de acordo com a tradição, devem ser cuidadosamente guardadas e empacotadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No dia 03 de Março, a menina convida seus amigos para um chá, onde serve aos convidados o hishimochi (bolinho doce de arroz) e o sakê sem álcool. A comida tradicional é chamada arare, coloridas bolachas que são comidas com molho. Durante a festa, a anfitriã poderá cantar uma música antiga para entreter seus convidados.

O costume de exibir as bonecas teve início durante o período Edo. O Hinamatsuri é oriundo de um antigo costume japonês, no qual bonecas feitas de papel eram colocadas num rio, levando consigo os males ou os maus espíritos.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Hinamatsuri"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/japao/hinamatsuri.htm>. Acesso em 25 de abril de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola