Topo
pesquisar

Desemprego e pobreza no Japão

Japão

PUBLICIDADE

A recessão japonesa é ocasionada, entre vários motivos, pela diminuição do consumo interno, uma vez que a população em sua grande maioria é composta por idosos e esses não consomem.

Aproximadamente 85% de toda produção industrial desenvolvida no Japão abastece o mercado interno, desse modo a economia do país fica muito fragilizada e dependente, a queda do consumo leva à recessão.

Com a queda do consumo, as fábricas diminuem o ritmo de produção e automaticamente o número de funcionários, isso configura com a principal causa de desemprego no Japão que atualmente é de 5%, a mais alta desde a Segunda Guerra Mundial.

O crescimento gradativo do desemprego apresenta uma nova realidade na sociedade japonesa que anteriormente não se manifestava no país, como a pobreza, a prova disso é o próprio governo que publicou que o número de pessoas que moram nas ruas dos grandes centros urbanos teve um aumento significativo a partir da década de 90, antes eram centenas hoje são milhares, cerca de 20 mil indigentes.

Essa questão é um dos problemas de grande expressão que desafia as autoridades da nação de grande potencial tecnológico e que ainda não sabe conviver com problemas característicos de países subdesenvolvidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

O desemprego já integra a sociedade japonesa
O desemprego já integra a sociedade japonesa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Desemprego e pobreza no Japão "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/desemprego-pobreza-no-japao.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola