VOIP

Informática

PUBLICIDADE

VoIP, ou Voice Over IP ou Voz Sobre IP é a tecnologia que torna possível estabelecer conversações telefônicas em uma Rede IP (incluindo a Internet), tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

A comunicação telefônica via VoIP apresenta grandes vantagens sobre a telefonia convencional, sendo que a principal delas tem sido a redução de despesas que proporciona, visto que a rede de dados (e conseqüentemente a VoIP) não está sujeita à mesma tarifação das ligações telefônicas convencionais, que é calculada em função de distâncias geodésicas e horários de utilização estabelecidos pelas Operadoras de Telefonia. Outra grande vantagem da VoIP em relação à telefonia convencional é que esta última está baseada em comutação de circuitos, que podem ou não ser utilizados, enquanto a VoIP utiliza comutação por pacotes, o que a torna mais "inteligente" no aproveitamento dos recursos existentes (circuitos físicos e largura de banda). Esta característica (comutação por pacotes) também traz outra vantagem à VoIP, que é a capacidade dos pacotes de voz "buscarem" o melhor caminho entre dois pontos, tendo sempre mais de um caminho, ou rota, disponível e, portanto, com maiores opções de contingência (característica intrínseca das redes IP).

VoIP geralmente é tratada em algumas ocasiões como sendo o mesmo que Telefonia IP embora sejam definições totalmente distintas. VoIP é a tecnologia ou técnica de se transformar a voz no modo convencional em pacotes IP para ser transmitida por uma rede de dados, enquanto a Telefonia IP, que utiliza VoIP, traz consigo um conceito de serviços agregados muito mais amplo, já que carrega outras aplicações que não somente VoIP.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Telefonia IP pode permitir a redução dos custos de telefonia das empresas e de casa, pois convergem serviços de dados, voz, fax e vídeo e também constrói novas infra-estruturas para aplicações de e-commerce (ex. Call center Web). Alguns dos programas utilizados no Brasil são o MSN, ZipVox, o Skype, Universal Voip, o Lig, o ATIvoip, o VoxFone, o TelefoneBarato, o V-Phone, o Teleminas, o Google Talk e o Voipwebfone. Operam esse sistema no Brasil a Tellfree, a Vono, operadora controlada pela GVT, a Vox Telecom, entre outras.

Já a DirecTell oferece um serviço voltado para as empresas de pequeno e médio porte localizadas no brasil. Em Portugal utilizam-se, além do Skype, a Voipglobe, o Teleminas, o IOL Talki, o GVSC phone, o Netcall, o NetAppel, o Telefonerato, o VoipCheap, o VoipBuster e o TelExtreme, sendo que os quatro últimos permitem chamadas gratuitas PC/telefone.

Por Wendley Souza
Prof. Engenharia da Computação
Universidade Federal do Ceará - UFC
Colunista Brasil Escola

A transmissão de voz como mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
A transmissão de voz como mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

Listagem de Artigos