O resultado do Enem 2025 foi divulgado na manhã desta sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na Página do Participante. Para acessar o resultado, é necessário entrar no sistema com os dados de acesso da conta gov.br.
Confira o resultado do Enem 2025!
As provas do exame aconteceram nos dias 9 e 16 de novembro. Para candidatos das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (Pará), a avaliação foi aplicada em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 30).
Os milhões de candidatos responderam a 180 questões objetivas, além de produzirem uma redação sobre envelhecimento populacional na sociedade brasileira (edição regular) e trabalhadores rurais (edição das cidades paraenses).
Com as notas do Enem 2025, os participantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público ou privado. O Ministério da Educação (MEC) realiza processos seletivos que oferecem oportunidades para quem fez a prova.
Inscrições para quem pretende cursar em universidades públicas por meio do SiSU 2026 ficarão abertas entre os dias 19 e 23 de janeiro, na próxima semana. Neste ano, o MEC oferece mais de 274 mil vagas no programa.
Saiba mais: Como a nota do Enem é calculada
Tópicos deste artigo
- 1 - Como ver o resultado do Enem 2025?
- 2 - Onde usar a nota do Enem 2025?
- 3 - Inscrição para o SiSU 2026
- 4 - Como a redação do Enem 2025 foi corrigida?
- 5 - Como foi feita a correção do Enem 2025?
- 6 - Simulador do SiSU 2026
Como ver o resultado do Enem 2025?
O resultado do Enem 2025 será liberado na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante). O acesso ao sistema é realizado com os dados da conta gov.br, o login único dos serviços digitais do Governo Federal.
Esse é o mesmo site onde os estudantes fizeram a inscrição para o exame e acompanharam informações como o cartão com o local de prova.
A vista pedagógica da redação que é o detalhamento das notas das competências que fazem parte da produção textual, deve sair em março caso siga o padrão das últimas edições. Com ela, o estudante saberá quanto tirou em cada um dos cinco critérios de correção que valem 200 pontos cada.

Crédito: Wilson Dias / Agência Brasil.
Onde usar a nota do Enem 2025?
A nota do Enem 2025 pode ser utilizada em uma série de processos seletivos que oferecem vagas em cursos de graduação, seja na educação pública ou na particular.
O Ministério da Educação (MEC) realiza seleções que destinam vagas para quem fez o Enem, tais como:
-
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): vagas em universidades públicas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo (parciais e integrais). Prazos de inscrição abertos no primeiro e segundo semestre.
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamento de mensalidades de graduações de instituições privadas de ensino superior. Inscrição abre no começo e meio do ano.
Além disso, as universidades e faculdades realizam vestibulares e seleções próprias que aproveitam as notas do Enem de forma exclusiva ou parcial para o ingresso em cursos de graduação. O Enem também é utilizado em seletivas de oferta de bolsas para faculdades particulares.
Para quem deseja estudar no exterior, o MEC possui uma parceria com o governo de Portugal. Com as notas do Enem, os estudantes brasileiros podem disputar vagas no ensino superior de 35 instituições de ensino superior portuguesas. Saiba mais sobre como usar o Enem para estudar em Portugal.
Inscrição para o SiSU 2026
A inscrição para o SiSU 2026 começa na próxima segunda-feira, 19 de janeiro. O prazo para se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior estará aberto até sexta-feira, 23 de janeiro.
Nesta edição, o MEC oferece mais de 274 mil vagas em mais de 7 mil opções de cursos de graduação. São 136 instituições de ensino participantes, o maior número da história do programa.
Como a redação do Enem 2025 foi corrigida?
A correção da redação do Enem 2025 foi feita por dois corretores, conforme detalhado na cartilha. A avaliação do texto foi realizada seguindo cinco competências.
Caso haja grande divergência de pontuação, um terceiro avaliador faz a correção. São consideradas discrepâncias de notas quando houve diferença de mais de 100 pontos no total da prova ou mais de 80 pontos em qualquer uma das competências.
A redação do Enem precisava ter sido produzida no formato dissertativo-argumentativo e contava com a seguinte particularidade: assim como nos anos anteriores, o tema foi uma questão-problema de cunho social. Os inscritos deveriam analisar o assunto em questão e desenvolver uma proposta de intervenção, que é uma possível solução para o problema citado.
O tema da redação do Enem 2025 foi "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". Leia análise da proposta de tema. Para trabalhar melhor o tema, os estudantes contaram com textos motivadores ou elementos de apoio para o participante (gráficos, charges, mapas, propagandas, obras de arte).
Quais são as competências da redação do Enem?
A correção é feita por competências, ou seja, aspectos que são esperados na redação do participante. O Enem adota cinco competências, cada uma com nota de 0 a 200 pontos, podendo o estudante totalizar notal mil em sua produção textual.
-
Competência 1: Ter domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
-
Competência 2: Compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema.
-
Competência 3: Saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
-
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.
-
Competência 5: Elaborar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Como foi feita a correção do Enem 2025?
Conforme o TRI, a correção do Enem 2025 levou mais em consideração quais as questões que cada candidato acertou do que a quantidade de itens corretos no exame para determinar a nota de cada área do conhecimento.
Saiba mais: Entenda como calcular a média do Enem
Simulador do SiSU 2026
O Brasil Escola desenvolveu um sistema que simula as chances de aprovação em cursos de graduação de universidades públicas, conforme as notas de corte disponibilizadas pelo Inep referente à última edição do programa.
Acesse aqui o simulador do SiSU 2026!
Por Lucas Afonso
Jornalista
Crédito da imagem:
[1] Marcelo Camargo / Agência Brasil