Abu Nidal

História

PUBLICIDADE

Sabri al-Banna, nasceu em 1937, na cidade de Jaffa. Com 8 anos de idade ficou órfão de pai. Quando estourou a primeira guerra entre israelenses e palestinos, foi obrigado a se refugiar com a mãe na Faixa de Gaza. Na década de 50, transferiram-se para Nablus, na Cisjordânia. Em 1967, Sabri engrossou as fileiras da Fatah, um grupo terrorista ainda embrionário que mais tarde seria a facção mais poderosa da Organização para a Libertação da Palestina. Foi por grande tempo nacionalista, lutava pela formação do Estado Palestino, porém após certos conflitos, os líderes palestinos partiram para a negociação, tal decisão deixou Nidal muito desiludido com a causa palestina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir daí Nidal se tornou um guerrilheiro sem causa, matando por dinheiro. Em sua vida de matança, trabalhou para Síria, Iraque e Líbia.

Ainda no início quando lutava pela causa palestina Nidal pertencia a OLP (Organização para a Libertação da Palestina). Nidal tentou assassinar o líder d OLP, Yasser Arafat.

Nidal foi condenado à morte sem nem ter passado por julgamento, tal sentença foi estabelecida devido ao assassinato do diplomata jordaniano Naeb Maaytah. Em 2002 foi assassinado no Iraque, chegando ao fim a carreira deste temido terrorista.

Sabri al-Banna
Sabri al-Banna

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Abu Nidal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia/abu-nidal.htm. Acesso em 25 de novembro de 2020.