Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

História da Guatemala

Localizada na região central da antiga Civilização Maia, a Guatemala passou por quase quatro décadas de sangrenta guerra civil em sua história.

Bandeira da Guatemala
Bandeira da Guatemala
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A região da Guatemala já foi o centro da Civilização Maia, a qual foi massacrada após a conquista espanhola no século XVI, e foi a sede da Capitania Geral da Guatemala em 1524.

 

Independência e guerra civil

A independência da Guatemala em relação à Espanha ocorreu em 1821 e em relação aos territórios vizinhos deu-se em 1838. Uma revolta popular derrubou, em 1871, a Revolução Liberal, que favorecia a expansão de empresas norte-americanas no país.

Um golpe militar apoiado pelos Estados Unidos derrubou o presidente eleito em 1950. Na década de 1960, foi aprovada uma nova constituição, no entanto, o exército retomou o poder na década seguinte. Em reação ao surgimento de quatro grupos guerrilheiros, surge o Esquadrão da Morte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Somente em 1996 foi assinado o acordo de paz entre governo e guerrilheiros. Durante os 36 anos de guerra civil, estima-se que cerca de 150 mil pessoas morreram e 50 mil desapareceram.

Por Eliene Percília
 

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "História da Guatemala"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-guatemala.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante