Topo
pesquisar

Tropeços linguísticos revelados pela paronímia

Gramática

Tropeços linguísticos revelados pela paronímia acometem boa parte dos usuários da língua, mesmo aqueles mais estudiosos.
PUBLICIDADE

Situemo-nos, pois, em algumas circunstâncias linguísticas, abaixo evidenciadas, de modo a efetivarmos nossa compreensão acerca do assunto:

- Quando estamos em busca do conhecimento, procuramos aprender a respeito de um determinado assunto, sobretudo apreendendo todas as informações que a ele são inerentes.     

- Infligir representa uma forma punitiva àqueles que porventura infringem as regras de trânsito, por exemplo. 

- O respeitado docente recebeu dos discentes a tão merecida homenagem.   

Em todos os casos, os vocábulos (aludindo aos que estão em evidência) se apresentam demarcados por traços semelhantes, sobretudo no que tange à grafia e à pronúncia. Contudo, quando analisados, apresentam sentidos distintos, tornando-se aplicáveis em contextos específicos, levando-se em consideração o discurso do emissor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

E é exatamente partindo dessa prerrogativa que o presente artigo norteia seus propósitos: evidenciar acerca de alguns “tropeços” vocabulares que acometem até mesmo redatores experientes. Tendo em vista que estamos sujeitos a falhas, a incidência de alguns “escorregões” às vezes se torna inevitável, contudo é sempre bom estarmos vigilantes quanto à nossa performance linguística. Sendo assim, com vistas a não comprometê-la, eis alguns casos de paronímia, por vezes alvos de confusões, seguidos dos respectivos significados:

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Tropeços linguísticos revelados pela paronímia acometem muitos usuários da língua, até mesmo os mais estudiosos
Tropeços linguísticos revelados pela paronímia acometem muitos usuários da língua, até mesmo os mais estudiosos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Tropeços linguísticos revelados pela paronímia "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/tropecos-linguisticos-revelados-pela-paronimia.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola