Topo
pesquisar

Curiosidades Linguísticas - O plural de algumas paroxítonas

Gramática

PUBLICIDADE

Quando se trata das palavras paroxítonas, logo nos recordamos de uma série de regras de acentuação, não é mesmo?

Porém, acontece um fato curioso que às vezes nem nos atentamos, que é a perda do acento de algumas delas, quando escritas no plural.

Estas e muitas outras ocorrências permeiam a nossa língua materna, por isso, torna-se interessante e, de certa forma útil, tomarmos conhecimento sobre as mesmas, pois enquanto falantes, precisamos nos inteirar de algumas particularidades.

Entre as palavras acentuadas no singular e perdem o acento quando no plural, estão as terminadas em "N”, Como por exemplo: alúmen, hífen, hímen, líquen, pólen. “

Tais vocábulos são acentuados porque o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990) define que as palavras paroxítonas terminadas em “L”, “R”, e “X” são acentuadas. Como exemplo temos: amável, dócil, açúcar, éter, córtex, tórax.

Em função disso, os paroxítonos terminados em - ENS não devem ser acentuadas. São os plurais de palavras como “homem”, “jovem”, “nuvem”, que não recebem acento nem no singular, nem no plural.

O mesmo acontece com alumens, hifens, himens, liquens e polens, ou seja, todas sem acento.

No entanto, existem formas paralelas para algumas, como podemos observar em:

Alúmen ou alume
Alumes ou alúmenes. Note que neste caso, não se trata de uma paroxítona e sim de uma proparoxítona.
Hímen, himens ou hímenes
Líquen, liquens ou líquenes


Pode parecer até surpreendente, mas quando se trata da linguagem formal, sabemos que a mesma pauta-se pelas normas gramaticais. Portanto, não nos cabe outro recurso senão segui-las.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Curiosidades Linguísticas - O plural de algumas paroxítonas "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/curiosidades-linguisticasplural-algumas-paroxitonas.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola