Topo
pesquisar

Wyoming

Geografia

O estado de Wyoming apresenta a menor população dos Estados Unidos.
PUBLICIDADE

Wyoming é um Estado americano situado na região dos Estados das Montanhas Rochosas. O mesmo limita-se com o Estado de Montana ao norte, Dakota do Sul e Nebraska a leste, Utah e Colorado ao sul, e Utah e Idaho a oeste. Embora possua o décimo maior território dos Estados Unidos, Wyoming é o que apresenta a menor população e, conseqüentemente, uma das menores densidades populacionais.

Um dos motivos para isso talvez seja sua localização geográfica, uma vez que o mesmo não é situado próximo ao litoral. Sua geografia é caracterizada por regiões planálticas e zonas montanhosas. Wyoming abriga a maior reserva natural dos Estados Unidos: o Parque Nacional Yellowstone.

Grande parte de seu território é árido e recebe menos de 250 mm de chuva por ano. Por isso, as temperaturas no Estado tendem a ser mais extremas do que em outras regiões do país, resultando em uma grande amplitude térmica.

O principal setor econômico de Wyoming é, sem dúvida, o turismo. Só em 2002, cerca de seis milhões de pessoas visitaram seus monumentos e parques nacionais. Além do Parque Nacional Yellowstone, as outras principais atrações turísticas são o Grand Teton National Park, o Devils Tower National Monument e o Fossil Butte National Monument. Outro setor de importância fundamental é a agropecuária.

A população do Estado é composta em sua maioria por brancos (88,9%), principalmente alemães e ingleses, e protestantes (53%). A capital e maior cidade de Wyoming é Cheyenne, a qual possui uma população relativamente pequena: 55.362 habitantes (2005).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Cheyenne é a capital de Wyoming
Cheyenne é a capital de Wyoming

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Wyoming"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/wyoming.htm. Acesso em 14 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola