Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Oxicorte

Oxicorte é uma técnica de corte preciso de objetos metálicos, sendo muito comum no setor industrial.

Utilização da técnica de oxicorte
Utilização da técnica de oxicorte
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O oxicorte é uma técnica muito utilizada para o corte de objetos metálicos. Esse método consiste na ruptura do material através da erosão térmica, em que o objeto metálico, após ser aquecido, é submetido a um jato de oxigênio, causando sua oxidação. Vários gases combustíveis podem ser usados na mistura com o oxigênio: acetileno, hidrogênio, butano, propano, gás liquefeito de petróleo (GLP), acetileno, etc.

Os gases combustíveis têm a função de produzir chamas para os maçaricos, que são responsáveis pelo aquecimento dos metais. O maçarico utilizado no oxicorte mistura o gás combustível com o oxigênio, sendo regulado para fornecer a proporção adequada de chama. Os gases são armazenados em cilindros, devendo ser utilizados rapidamente.

Esse método é empregado no corte preciso de materiais metálicos, sendo muito comum no setor industrial, visto que ele aumenta a produtividade, diminui o tempo gasto na produção e corta de forma padronizada. Para que ocorra o processo de oxicorte é necessário haver os seguintes equipamentos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Cilindro de oxigênio.
- Regulador de pressão para oxigênio.
- Cilindro para gás combustível.
- Regulador de pressão para o gás combustível.
- Duas mangueiras de alta pressão para condução dos gases.
- Válvulas corta-chamas.
- Maçarico de corte.
- Dispositivos de segurança.

O oxicorte pode ser realizado de forma automática ou manual. Esse procedimento exige conhecimento do operador, que deve passar por treinamento. Outro aspecto muito importante é com relação aos cuidados para evitar possíveis acidentes, pois os materiais são altamente inflamáveis. Também é necessário utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): óculos de proteção, protetor auricular, luvas, aventais, perneiras, etc.

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Oxicorte"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oxicorte.htm. Acesso em 11 de setembro de 2024.

De estudante para estudante