Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Nafta

A nafta é um composto proveniente do petróleo, que pode ser petroquímica ou energético.

Diversos bens de consumo têm em sua composição o elemento Nafta
Diversos bens de consumo têm em sua composição o elemento Nafta
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Nafta é um composto proveniente do petróleo utilizado como matéria-prima em indústrias do ramo petroquímico, na fabricação de eteno e propeno, incluindo ainda o benzeno, tolueno e xilenos.

A Nafta petroquímica se apresenta em forma líquida e sem cor, seu potencial de destilação é semelhante ao da gasolina. Esse composto é agregado como matéria-prima em três Centrais Petroquímicas brasileiras: Braskem (Bahia), Copesul (Rio Grande do Sul) e Petroquímica União (São Paulo), as quais produzem eteno, propeno, butadieno, além de correntes aromáticas.

No Brasil, somente a Petrobras produz Nafta petroquímica, essa empresa supre parcialmente o mercado interno com sua produção. Desse modo, para não faltar o produto, as Centrais Petroquímicas adquirem por meio da importação.

O Nafta energético é a matéria-prima usada para geração do gás síntese, isso por meio de um procedimento industrial que faz a reformação com vapor de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Nafta"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/naftacombustivel.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas