Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Illinois

O estado de Illinois é o quarto mais populoso dos Estados Unidos e sua maior cidade é Chicago.

Chicago é um dos mais importantes pólos financeiros do mundo
Chicago é um dos mais importantes pólos financeiros do mundo
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Localizado na região centro-oeste dos Estados Unidos, o Estado de Illinois é o quarto mais populoso do país. O mesmo limita-se com Wisconsin ao norte, Indiana a leste, Kentucky ao sul, e com Iowa e o Missouri a oeste. A história de Illinois é bastante semelhante à de muitos outros Estados americanos: a região pertencia à França até 1763, quando passou para o domínio britânico. Após a Guerra de Independência dos Estados Unidos em 1783, os americanos assumiram o controle do território e, em 3 de dezembro de 1818, criaram o Estado de Illinois.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Geograficamente, o mesmo se caracteriza por seu terreno bastante plano. Illinois possui mais de 500 rios em seu território, como o Rio Mississipi e o Rio Illinois. O Estado é bastante conhecido pelo seu clima relativamente instável. Isso ocorre devido ao fato de seu terreno ser pouco acidentado, o que permite a entrada de massas de ar com maior facilidade. As temperaturas médias são de 25ºC no verão e -5ºC no inverno.

Illinois é um dos mais importantes Estados americanos. Sua maior cidade, Chicago, é o segundo maior pólo financeiro dos Estados Unidos, perdendo apenas para a cidade de Nova York. Entre as mais importantes fontes de renda do Estado, podemos citar a prestação de serviços, a indústria de manufatura, a agricultura e o turismo.
Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Dantas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Illinois"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/illinois.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante