Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fotografias aéreas

Através das fotografias aéreas é possível obter informações com grande grau de detalhes sobre diversos temas, como: áreas de queimadas, loteamento e plantação de drogas.

Foto aérea do Sul da Austrália
Foto aérea do Sul da Austrália
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As fotografias aéreas são usadas para coletar informações de uma determinada área que necessita ser estudada ou mapeada, é explorada especialmente na elaboração e criação de mapas. Uma das primeiras fotografias da superfície terrestre foi concebida por meio de câmeras fotográficas especiais instaladas primeiramente em pássaros, como pombos, depois em balões e pipas. Todas as fotografias aéreas são realizadas verticalmente.

No ano de 1903, o fotógrafo alemão Julius Neubronner fez uma das primeiras fotoaéreas de toda história, quando acoplou máquinas fotográficas de tamanho reduzido em pombos-correio.

Após todos os experimentos citados, os maiores avanços nesse seguimento ocorreram com o advento do avião, a partir de 1906, com destaque para a aviação militar que estava sendo explorada na Primeira Guerra Mundial.

Nesse período os aviões tinham como objetivo principal identificar bases inimigas e seus movimentos, isso era possível por meio da instalação de câmeras especiais denominadas de aerofotográficas, assim poderiam antecipar as estratégias e as ações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fato que aconteceu também no decorrer da Guerra Fria, conflito no qual não houve confronto armado entre Estados Unidos e União Soviética, mas havia o objetivo de expandir a influência político-econômica do capitalismo e do socialismo.

Esse acontecimento histórico proporcionou grandes evoluções e desenvolvimento em tecnologias aeroespaciais, inclusive fotografias aéreas com fins militares.

A partir das imagens coletadas nas fotos aéreas é possível obter informações com grande grau de detalhes sobre diversos temas, como plantações, reservas ambientais, áreas de queimadas, plantação de drogas, loteamento.

Hoje existem empresas especializadas nesse tipo de trabalho, o resultado é usado na criação de cartas topográficas e mapas, para isso contam com uma série de equipamentos modernos.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Fotografias aéreas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fotografias-aereas.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante