Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Buraco Branco

O buraco branco é um tipo de “túnel” que conecta dois lados opostos do espaço sideral, como se fosse um canal entre as duas extremidades.

Representação de um buraco branco
Representação de um buraco branco
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Universo nos reserva uma infinidade de enigmas, muitos deles o homem jamais irá desvendar, por isso o que mais existe nesse meio são teorias. A maioria das pessoas já ouviu falar do buraco negro, no entanto, o buraco branco é pouco conhecido. Buraco branco é uma espécie de regressão (no tempo) de um buraco negro. Em geral, diversas matérias surgem repentinamente a partir de um buraco branco; um exemplo mais evidente de buraco branco é o Big Bang, em seu processo mais primitivo. Ele pode ser considerado como um espaço contido além dos limites de um buraco negro.

Teoricamente, um buraco branco consiste em um tipo de “túnel” que conecta dois lados opostos do espaço sideral, se algo entrar em uma das extremidades do “canal” chegará imediatamente à outra parte.

As informações apresentadas estão de acordo com a teoria da relatividade. Segundo essa teoria, o buraco negro é uma região do espaço sideral de onde a matéria não pode escapar. Já o buraco branco é uma região do espaço sideral onde nada pode cair - em razão da enorme força gravitacional, que não permite tal deslocamento.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Buraco Branco"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/buraco-branco.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante