Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Jabuticaba-branca

A jabuticaba-branca é uma espécie rara, endêmica da região da Mata Atlântica e que, infelizmente, está ameaçada de extinção.

A jabuticaba-branca, quando madura, é de cor amarelo-esverdeada
A jabuticaba-branca, quando madura, é de cor amarelo-esverdeada
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Conhecida pelo seu nome indígena, ibatinga, que significa “fruta branca”, ou também por jabuticaba-verde e jabuticabatinga, a jabuticaba-branca (Myrciaria aureana) é uma espécie que está ameaçada de extinção.

A jabuticaba-branca é uma pequena árvore que atinge no máximo 5 metros de altura, e só ocorre em uma pequena faixa da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, e nos vales da Serra da Mantiqueira, tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais.

Por ser verde quando madura é conhecida como a fruta que nunca amadurece; possui polpa macia, aquosa e ácida, porém adocicada. Por ser uma fruta que, quando madura, ainda está verde, a melhor forma de saber se o fruto está apto para ser consumido é observando sua superfície. Se a casca estiver levemente aveludada, ela pode ser colhida sem receio. Pode ser utilizada in natura ou em geleias, licores, tortas, vinhos, doces e sorvetes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sua fruta é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro, fósforo e cálcio. Antigamente era utilizada no tratamento de asma e tuberculose, sendo a água obtida da fervura de suas folhas e frutos utilizada em gargarejos por seresteiros.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Jabuticaba-branca"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/jabuticaba-branca.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante