Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Guaraná

O guaraná contém um grande teor de cafeína
O guaraná contém um grande teor de cafeína
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Descoberto pelo botânico alemão F. C. Paullini, o guaranazeiro é um arbusto encontrado no Brasil, especialmente na região da Amazônia, e Venezuela. Seu fruto, o guaraná, é relativamente pequeno, possui uma casca vermelha e polpa branca. O guaraná se assemelha muito com a forma de um olho.

Os guaranazeiros se adaptam bem em climas quentes e úmidos, com temperaturas médias de 26ºC. A colheita do guaraná é feita de forma manual, retirando cacho por cacho. Após isso, os grãos ainda são fermentados e secados, resultando no grão de guaraná torrado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


O guaraná contém um grande teor de cafeína (2 a 5% contra 1 a 2% do café), conferindo a ele a capacidade de diminuir a fadiga física e mental, produzir uma maior rapidez de raciocínio, entre outras. O guaraná também possui ação tônica cardiovascular, diurética, auxilia no combate a cólicas e enxaquecas. O guaraná é utilizado na fabricação de xaropes, barras, pós, refrigerantes e pela indústria farmacêutica.
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Guaraná"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/guarana.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante