Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Castanha do Pará

Castanha do Pará é uma fruta típica do Norte do Brasil
Castanha do Pará é uma fruta típica do Norte do Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Castanha do Pará é a semente da castanheira do Pará, uma árvore da família botânica Lecythidaceae, com tronco de até 4 m de diâmetro e altura de 30-45 metros. O fruto é esférico, de 11 a 14 cm de diâmetro, com peso variando entre 700 grs e 1500 grs.

É uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Possui alto valor protéico e calórico além de ser rica em selênio, substância que reduz o risco de cânceres como o de pulmão e de próstata e combate os radicais livres, agindo contra o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, atua no equilíbrio da tireóide.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Pode ser consumida in natura, torrada, na forma de farinhas, doces e sorvetes. O óleo da castanha é usado na fabricação de produtos de beleza para o cabelo. A castanha tem uma casca fina, marrom e brilhante. A polpa é branca, farinhenta e saborosa.

Por Patrícia Lopes

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Castanha do Pará"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/castanha-do-para.htm. Acesso em 23 de abril de 2024.

De estudante para estudante