Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O ensino da Matemática e seu uso prático no mundo

O ensino da matemática para o público começa na Grécia Antiga, influenciado por filósofos como Sócrates (470 - 399 a.C) e sofistas do século V a.C., que compunham uma classe intelectual especializada em filosofia, retórica, música, atletismo e matemáticas.

Professora ensinando matemática com representação da ideia do ensino da matemática e seu uso prático no mundo.
O ensino da matemática remonta à Grécia Antiga.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Tópicos deste artigo

A matemática na antiguidade

O estudo da matemática como uma disciplina no mundo ocidental começa no século VI a.C a partir do filósofo e matemático Pitágoras. Ele e seus seguidores cunham o termo matemática a partir do grego μάθημα (mathema), significando "estudo" ou "aprendizado". Com o passar do tempo, o termo foi sendo modificado e aplicado nas diversas disciplinas ditas lógicas, como a astronomia, a aritmética, a álgebra e a geometria. Hoje na Era da informação estudar matemática é muito mais fácil e acessível. Você pode aprender com um professor de matemática a partir de métodos atuais em plataformas de ensino online, blogs, redes sociais, youtube, etc.

Enquanto uma disciplina importante para o estudo do raciocínio lógico, utilizada em deduções e provas, a matemática vai até mesmo ser importante para o pensamento filosófico.

No oriente a contribuição mais notória são as observações astronômicas e o invento de ferramentas como o ábaco, criado há mais de 5 mil anos. Usado para fazer cálculos básicos, o ábaco é uma das primeiras calculadoras conhecidas. Nas Américas, o estudo da matemática pode ser visto em civilizações como a Maia da qual foi capaz de elaborar um complexo calendário a partir de observações astronômicas, bem como a criação de complexas estruturas em pirâmides e canais que seriam impossíveis sem conhecimento matemático. Assim a matemática pode ser vista em diversas civilizações e diversas épocas, tornando-se uma disciplina universal.

Aplicação da matemática hoje

A matemática e o pensamento lógico é uma característica humana que pode ser traçada desde épocas pré-históricas devido à capacidade particular do ser humano de perceber a passagem do tempo e, sobretudo, de querer contar. Esse pensamento matemático está presente no nosso dia a dia e é importante para desenvolver diversas tarefas, desde as mais simples, como contar as horas e o troco no mercado, bem como tarefas mais complexas, como construir casas, pontes e equipamentos tecnológicos. Ela está também presente implícita e explicitamente em uma ampla área de estudos e profissões, como a Engenharia, a Computação e a Matemática, mas também na Contabilidade, na Administração e na Arquitetura. Assim, aprender matemática é importante, pois leva o indivíduo a:

  • Compreender e transformar o mundo a sua volta

  • Estabelecer relações qualitativas e quantitativas

  • Resolver situações-problema

  • Comunicar-se matematicamente

  • Estabelecer conexões com as demais áreas do conhecimento

  • Desenvolver autoconfiança

No contexto atual, a aprendizagem da matemática pode ser uma importante ferramenta para a compreensão dos fenômenos climáticos que ocorrem no ambiente, possibilitando assim o combate ao aquecimento global. Com a ajuda da matemática é possível interpretar os efeitos da poluição, do desmatamento, a melhor gerir o uso dos recursos naturais e acabar com o desperdício. Isso porque os procedimentos matemáticos podem ser usados para:

  • A coleta e análise de informações

  • Processamento e interpretação de dados estatísticos

  • Para formular hipóteses e cálculo

Por fim, a matemática pode colaborar com diversas outras áreas do conhecimento, como os das tecnologias e das linguagens, contribuindo assim para a necessidade cada vez maior de cruzamento de conhecimentos no mundo globalizado, onde solucionar os problemas da sociedade é imperativo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ensino da matemática na Grécia Antiga

Hoje o ensino da matemática nos acompanha durante toda a vida escolar e pode ser continuado nas universidades graças ao ensino público e universal. Mas nem sempre foi assim...

O ensino da matemática para o público começa na Grécia Antiga, influenciado por filósofos como Sócrates (470 - 399 a.C) e sofistas do século V a.C. Estes compunham uma classe intelectual especializada em filosofia, retórica, música, atletismo e matemáticas. É nessa época que se fundamentaram os princípios para se pensar a escola como conhecemos hoje. Os chamados ginásios γυμνάσιον (gumnásion) eram onde os gregos recebiam formação militar e, mais tarde, com o movimento sofista, vão se tornar também espaços do aprendizado das artes e da matemática. Outra influência grega no ensino é palavra Liceu, do grego Λύκειον (Lúkeion), lugar onde Aristóteles estabeleceu sua escola e que até hoje é usada. Diferente do que conhecemos, naquela época o ensino se dava por meio de diálogos, reflexões e apresentações de problemas. Esse tipo de alta educação era possível apenas para certas classes. Era portanto um modelo diferente da educação universal e obrigatória como existe agora, que além das salas de aula pode contar com aula particular com um professor, cursinhos e muito conteúdo de graça da internet.

O ensino digital e aprendizagem de matemática hoje

Apesar da universalização do ensino de matemática, aprender a disciplina ainda é vista por muitos estudantes como um tabu, tornando-se assim também um desafio para os educadores que querem ensinar. Isso ocorre porque as escolas e universidades tem tido dificuldades de acompanharem as mudanças tecnológicas e sociais que ocorreram nas últimas décadas. O comportamento de uma sociedade cada vez mais conectada e informatizada tem gerado novas maneiras de se relacionar, aprender e produzir. No mundo atual, as práticas educativas para o ensino de matemática necessitam, portanto, estarem cada vez mais apoiadas de metodologias e ferramentas tecnológicas, de modo que estejam de acordo com as transformações sociais, econômicas e informacionais.

Umas das soluções para se vencer as dificuldades no aprendizado é o ensino online de matemática, que pode oferecer novas práticas educativas para os alunos em dificuldades ou bem para aqueles que buscam simplesmente aprimorar seus conhecimentos. Tudo ao alcance de um computador ou celular, uma conexão estável com a internet e a instalação de programas externos.

O ensino online viu um rigor recentemente no contexto da pandemia mundial, onde pôde ser visto um aumento na procura por esses modelos educativos. Hoje é cada vez mais comum encontrarmos plataformas de aprendizado online que oferecem aulas de matemática, onde através de inscrições mensais ou por hora/aula é possível aprender de maneira intuitiva, graças a modernos designs de página, o uso de ferramentas interativas, além da disponibilidade de encontrar professores/tutores particulares de matemática que podem atender as necessidades específicas do estudante. Entre as vantagens do ensino online, podemos listar:

  • Preços acessíveis

  • Facilidade de encontrar um professor particular

  • Praticidade de poder estudar em casa

  • Flexibilidade de horários e dias

  • Materiais didáticos e de estudo incluídos

Certamente nossos antepassados que observavam as estrelas, bem como os filósofos da Grécia Antiga estariam surpreendidos o quanto as coisas avançaram. Surgido do raciocínio lógico, a matemática é natural ao ser humano. Se em um primeiro momento o aprendizado de matemática não era acessível para todos, hoje essa realidade é outra. Não apenas por sua universalização nas escolas e universidades, mas sobretudo por sua ampliação por meio das tecnologias da informação, como o computador, o celular e a internet. Ela é sem dúvida uma peça fundamental na construção de um mundo melhor. E mais do que isso: está disponível à distância de um só clique! Gostou? Bora estudar matemática?! Ou como diriam os gregos: bora estudar Mathema?!

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "O ensino da Matemática e seu uso prático no mundo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/o-ensino-da-matematica-e-seu-uso-pratico-no-mundo.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante