PUBLICIDADE
Com as facilidades do mundo moderno, tornou-se possível que a educação seja feita a distância. Porém, para que isso aconteça, é fundamental que o aluno tenha alguns conhecimentos, pré-requisitos considerados básicos para essa nova forma de estudar.
Para que aconteça a interatividade entre professor e aluno, aluno e site, é necessário que o estudante apresente as técnicas fundamentais para operacionalizar o microcomputador, para que este obtenha um aprendizado satisfatório do curso que tiver procurado.
Saber navegar na internet é uma exigência dos cursos de Educação A Distância, a fim de que o aluno possa fazer estudos e pesquisas necessárias.
Alguns cursos exigem que o aluno tenha domínio de ferramentas mais sofisticadas, em razão das teleconferências e dos vídeos que devem ser assistidos.
Identificar os ícones de acesso, ou seja, os símbolos para poder circular dentro do site ou diretório também deve ser um domínio do estudante.
Saber operar uma impressora é fundamental, pois os materiais dispostos nos cursos são liberados para isso. Porém, o aluno tem que ter conhecimento de como mexer nas pastas arquivadas no site para transferi-las para o seu próprio computador, tendo domínio de como compactá-las e desfragmentá-las, recursos mais conhecidos como zip. Esse conhecimento também ajuda a organizar seus próprios arquivos, podendo separar os mesmos pelas disciplinas do curso.
Operacionalizar o correio eletrônico também é uma exigência, pois as tarefas e exercícios de casa enviados ao aluno terão que ser devolvidos para os professores via email.
Quanto ao tipo de máquina ou equipamento, o aluno deve ter um computador com configuração própria, internet de boa velocidade e programas que permitam a comunicação necessária com o curso nas versões mais avançadas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia