Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Prêmios

Logotipo da FIFA (Fédération Internationale de Football Association)
Logotipo da FIFA (Fédération Internationale de Football Association)
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Além do troféu dado à seleção campeã da Copa do Mundo, existem outros prêmios que são concedidos a seleções e jogadores após o término do torneio. Atualmente existem seis prêmios:

Chuteira de Ouro

Prêmio concedido desde 1930 ao artilheiro máximo da competição. A partir de 1982, o prêmio foi comercialmente intitulado de "Chuteira de Ouro Adidas". Nesse sentido, também são dados os prêmios de “Chuteira de Prata” e “Chuteira de Bronze” aos outros jogadores que marcaram muitos gols no torneio. Em caso de jogadores com o mesmo número de gols na competição, o critério de desempate é o número de assistências (passes que resultaram em gol) de cada jogador.

Bola de Ouro

A Bola de Ouro é a premiação dada ao melhor jogador de uma Copa do Mundo. A votação é feita pela imprensa credenciada no Mundial. Os atacantes brasileiros Romário e Ronaldo já ganharam a Bola de Ouro por duas vezes: em 1994 e em 1998, respectivamente.

Prêmio Yashin

É concedido desde 1994 ao melhor goleiro do torneio. O prêmio possui esse nome em homenagem ao goleiro soviético Lev Yashin, considerado o melhor de todos os tempos.

Prêmio Fair Play

Fair Play (jogo limpo) é o principal lema e slogan da FIFA. O prêmio Fair Play é dado à seleção que cometer menos faltas durante a Copa. Além de um diploma e uma medalha para cada jogador e membro da comissão técnica, a seleção vencedora recebe 50.000 dólares para serem usados em suas categorias de base.

Seleção Mais Divertida

É uma das mais recentes premiações, dada às seleções que mais empolgar o público durante o evento esportivo. Por ser um prêmio subjetivo, o vencedor é sempre escolhido através do voto do público.

Melhor Jogador Jovem

O prêmio de Melhor Jogador Jovem é, sem dúvida, a mais recente premiação, concedido pela primeira vez na Copa de 2006. O mesmo é dado ao melhor jogador do evento com idade inferior a 21 anos. O primeiro a ganhar o prêmio foi o alemão Lucas Podolski.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Paula Rondinelli Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Prêmios"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/premios.htm. Acesso em 23 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante