PUBLICIDADE
A sede escolhida para a edição de 2011 da Copa América foi a Argentina, país quatorze vezes campeão desse torneio continental, com data entre os dias 1 a 24 de julho.
A competição inclui as seleções dos dez países sul-americanos e convida mais duas seleções para participarem do campeonato. Além de Argentina, Colômbia, Brasil, Paraguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Uruguai, foram convidadas as seleções mexicana e japonesa para a disputa da Copa América 2011. No entanto, devido ao terremoto e, consequentemente, ao tsunami que atingiram o Japão no início do ano de 2011, o Japão optou por recusar o convite, repassado à Costa Rica posteriormente.
A estrutura física argentina para o recebimento dos jogos conta com oito estádios, localizados em cidades diferentes: o “Estádio Monumental Núñez”, localizado em Buenos Aires, apresenta capacidade para 57.921 pessoas; o “Estádio Mario Alberto Kempez”, localizado em Córdoba, tem capacidade para 57.000 pessoas; o “Estádio 23 de Agosto”, localizado em San Salvador de Jujuy, tem capacidade para 23.000 pessoas; o “Estádio Ciudad de La Plata”, localizado em La Plata, tem capacidade para 53.000 pessoas; o “Estádio Malvinas Argentinas”, localizado em Mendonza, tem capacidade para 40.268 pessoas; o “Estádio Padre Ernesto Martearena”, localizado em Salta, tem capacidade para 20.408 participantes; o “Estádio del Bicentenário”, localizado em San Juan, tem capacidade para 25.000 pessoas; e o “Estádio Brigadier General Estanislao López”, localizado em Santa Fé, tem capacidade para 47.000 pessoas.
A competição está organizada em três grupos (A, B e C), e cada um deles possui quatro países participantes:
GRUPO A: Colômbia, Argentina, Bolívia e Costa Rica;
GRUPO B: Brasil, Paraguai, Venezuela e Equador;
GRUPO C: Chile, Uruguai, Peru e México.
Os sorteios que definiam as partidas realizadas na primeira rodada da competição resultaram no seguinte quadro (apresentado segundo a ordem dos jogos durante o torneio):
Após a primeira fase, segue a disputa das quartas de final da Copa América:
A semifinal é composta de apenas dois jogos:
A disputa de terceiro e quarto lugares se dá entre:
Os dois primeiros lugares disputarão, então, a grande partida final:
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP