Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia da Saudade

O Dia da Saudade é uma data comemorativa celebrada em 30 de janeiro, sendo um ótimo momento para relembrar ou presentear as pessoas queridas que fazem falta.

Sete pequenas pedras amarelas agrupadas formando o escrito “saudade” em alusão ao Dia da Saudade, celebrado em 30 de janeiro.
A saudade é o sentimento de nostalgia ou pesar que a ausência de pessoas queridas nos causa.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia da Saudade é celebrado anualmente em 30 de janeiro, sendo uma data comemorativa para relembrarmo-nos de pessoas queridas que se foram ou que estão longe de nós por um distanciamento geográfico ou pela rotina diária. É um momento para mandar mensagem ou presentar essas pessoas queridas.

Leia também: Dia das Mães — uma data comemorativa estabelecida como homenagem a todas as mães

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia da Saudade

  • O Dia da Saudade é celebrado em 30 de janeiro.

  • É uma data comemorativa para se relembrar ou se reaproximar daqueles de que sentimos saudade.

  • Saudade é o sentimento de pesar ou nostalgia causado pela ausência de pessoas queridas.

  • A palavra saudade, no idioma português, é derivada do latim.

  • É um mito a afirmação de que a palavra saudade não tem tradução para outros idiomas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é o Dia da Saudade?

O Dia da Saudade é uma data comemorativa celebrada em 30 de janeiro no Brasil que retoma a relevância da saudade, um sentimento marcante na vida de todo ser humano, pois é uma demonstração de como as pessoas que nos cercam são importantes, afinal, sentimos saudades daquelas pessoas de que mais gostamos.

É um bom momento para homenagear aquela pessoa querida que se foi ou então procurar matar as saudades de alguém querido que está distante. Enviar mensagens ou presentes são boas maneiras de demonstrar consideração por amigos e familiares importantes.

Veja também: Dia Mundial da Paz — uma data comemorativa criada para promover o sentimento da paz pelo mundo

Qual é o significado da saudade?

A saudade é um dos sentimentos mais comuns entre os seres humanos. É, inclusive, um sentimento que todo ser humano experimentará em algum momento de sua vida.

A falta de familiares, de algum(a) companheiro(a), de amigos, de um ambiente ou de uma fase da vida é comum em nossas vidas. Sendo assim, a saudade pode ser o sentimento nostálgico que a falta de algo ou alguém causa, bem como o sofrimento que essa privação gera.

Essa ausência que nos afeta pode ser momentânea ou permanente, e os fatores que causam saudade podem ser variados. Isso porque podemos sentir saudades de pessoas que já faleceram, ou de pessoas que estão distantes geograficamente, daquelas com quem rompemos relações, entre outras condições. A vida, muitas vezes, se encarrega de distanciar os caminhos de pessoas que um dia foram muito próximas.

Vemos, portanto, que a saudade pode nos acometer com um saudosismo mas também pode causar uma profunda dor em nós. A palavra que usamos para expressar esse sentimento no idioma português tem origem no idioma latino, e originou-se da palavra solitate. Essa palavra também é encontrada no galego, um idioma do norte da Espanha bastante semelhante ao português.

É muito comum ouvir pessoas afirmarem que a palavra saudade não é traduzível para outros idiomas, mas isso é um grande mito que foi difundido na internet. Muito provavelmente esse equívoco se consolidou com base em uma pesquisa inglesa que definiu que a palavra saudade era a sétima mais difícil a ser traduzida. De toda forma, a palavra saudade possui correspondentes em outros idiomas.

 

Por Daniel Neves
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Dia da Saudade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-saudade.htm. Acesso em 23 de julho de 2024.

De estudante para estudante