Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

5 de setembro — Dia do Irmão

O Dia do Irmão é uma data comemorativa não oficial celebrada no 5 de setembro e que salienta a importância dos irmãos na vida daqueles que os têm.

Ilustração de dois irmãos abraçados abaixo do escrito “Dia do Irmão — 5 de setembro”.
O Dia do Irmão é uma data comemorativa não oficial que passou a ser celebrada no Brasil nos últimos anos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia do Irmão é comemorado no dia 5 de setembro. Essa é uma data comemorativa não oficial que passou a ser celebrada no Brasil nos últimos anos. Nessa data as pessoas geralmente usam as redes sociais para compartilhar a importância de se ter um irmão ou irmã, biológico(a) ou não. O Dia do Irmão é celebrado em outros países também.

A data é celebrada nesse dia como uma homenagem à Madre Teresa de Calcutá, uma freira naturalizada indiana que ficou mundialmente conhecida por suas obras de caridades com pessoas pobres, órfãos e idosos. A homenagem leva em consideração a data de seu falecimento, em 5 de setembro de 1997.

Leia também: 12 de junho — Dia dos Namorados

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia do Irmão

  • O Dia do Irmão é uma data comemorativa não oficial celebrada em 5 de setembro.

  • Essa data passou a ser comemorada no Brasil nos últimos anos e é celebrada pelas pessoas com homenagens em suas redes sociais principalmente.

  • A escolha do dia 5 de setembro foi uma homenagem à morte da Madre Teresa de Calcutá.

  • Madre Teresa de Calcutá foi uma freira indiana conhecida por suas obras de caridade.

  • O Dia do Irmão é celebrado em outros países além do Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é celebrado no Dia do Irmão?

O Dia do Irmão é uma data celebrada anualmente em 5 de setembro como forma de homenagem e lembrança da importância dos irmãos na vida das pessoas. Estabeleceu-se no Brasil por iniciativa da Igreja Católica e não há oficialização legal de sua existência.

Sendo assim, essa data se estabeleceu de forma espontânea entre as pessoas, sendo comum que seja celebrada nas redes sociais por meio de homenagens àqueles que são irmãos de sangue mas também aos que não o são, mas que ainda assim são tão importantes que acabam sendo acolhidos como “irmãos de consideração”. O que importa nessa data comemorativa é demonstrar o seu amor e carinho pelos irmãos, independentemente se há laço consanguíneo ou não.

Por que o Dia do Irmão é celebrado no 5 de setembro?

Embora seja uma data comemorativa não oficial, o Dia do Irmão possui uma explicação sobre sua comemoração ser no 5 de setembro. Essa data foi escolhida em homenagem ao dia em que Madre Teresa de Calcutá faleceu, no ano de 1997.

Madre Teresa de Calcutá é como ficou conhecida Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, uma freira nascida no território da Macedônia do Norte, mas que foi naturalizada indiana, em 1910. Madre Teresa de Calcutá é reconhecida como uma das pessoas mais caridosas no mundo no século XX. Ela ingressou na vida religiosa com 17 anos ao dar início a sua trajetória como freira.

Na Índia, ela atuou como professora e também promoveu diversas ações de caridade, fornecendo abrigo, comida e atendimento médico para pessoas pobres, por meio de orfanatos e casas de repouso na Índia. O reconhecimento de seu trabalho humanitário fez com que ela conquistasse o Prêmio Nobel da Paz em 1979.

Veja também: Qual é a história do Dia dos Pais?

Dia do Irmão no exterior

Existem celebrações semelhantes ao Dia do Irmão fora do Brasil. Se aqui ele ocorre no 5 de setembro, em outros países é celebrado em diferentes datas. Vejamos quando se comemora o Dia do Irmão em outros países:

  • Estados Unidos: 10 de abril;

  • Canadá: 10 de abril;

  • Europa: 31 de maio.

Fontes

O TEMPO. Dia do Irmão: entenda por que a data é comemorada no dia 5 de setembro. O Tempo, 2022. Disponível em: https://www.otempo.com.br/interessa/dia-do-irmao-entenda-por-que-a-data-e-comemorada-no-dia-5-de-setembro-1.2728006.

SOUZA, Antônio. Dia do irmão: entenda a origem da data comemorativa de 5 de setembro. Exame, 2022. Disponível em: https://exame.com/pop/dia-do-irmao-entenda-a-origem-da-data-comemorativa-de-5-de-setembro/.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "5 de setembro — Dia do Irmão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/5-de-setembro-dia-do-irmao.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante