Topo
pesquisar

Teodoro de Cirene

Biografia

PUBLICIDADE

Matemático grego da Academia de Platão, nascido em Cirene, hoje Shahhat, Líbia, um dos principais filósofos da escola de filosofía moral de Cirene. Foi aluno de Protágoras e professor de Teaetetus e do próprio Platão, e pioneiro no estudo da irracionalidade das raízes dos inteiros não-quadrados (2, 3, 5, etc).

Pitagórico, viveu a maior parte da vida em Atenas onde teve permanentes contatos com Platão e Sócrates, tratando de filosofia, astronomia, aritmética, música e, praticamente, todos os assuntos educacionais. Seus conhecimentos chegaram ao nossos dias nos escritos de Platão e Teaetetus.

Faleceu em Cirene e na matemática contribuiu com estudos sobre números irracionais e raízes quadradas, como por exemplo, desenvolveu a prova de que a raiz de dois era irracional, a partir do teorema de Pitágoras. Acreditava que nenhum dos prazeres ou dores era bons nem maus e que a alegria e o juízo eram suficientes para a felicidade.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem T - Biografia - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Teodoro de Cirene"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/teodoro-de-cirene.htm. Acesso em 15 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola