Topo
pesquisar

Sima Qian

Biografia

PUBLICIDADE

Astrólogo e historiador chinês nascido em Longmen, fundador da historiografia chinesa. Substituiu o pai, Sima Tan, como astrólogo e historiador da corte (108 a. C.) e, três anos mais tarde (105 a. C.), assumiu a coordenação da reforma do calendário promovida pelo imperador Wudi ou Wu Ti. Paralelamente, iniciava o projeto da redação de uma definitiva história da China, a partir das narrativas esparsas de fatos históricos, baseadas em fontes por vezes contraditórias, projeto que daria origem ao Shi ji, ou seja, Arquivos históricos.

Essa monumental obra, escrita prosa elegante e precisa e em um estilo renovador, converteu-se no modelo para a elaboração de sucessivas histórias dinásticas e nenhuma outra atingiu as mesmas proporções. Considerada a obra-prima histórica da China, influenciou a historiografia e a literatura não apenas do país, mas de todas as nações marcadas pela tradição literária chinesa.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem S - Biografia - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Sima Qian"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/sima-qian.htm. Acesso em 15 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola