PUBLICIDADE
Ficcionista norte-americano nascido em Camden, Ohio, um dos primeiros ficcionistas americanos a tratar dos problemas gerados pela industrialização e hoje reconhecido com unanimidade como o precursor do novo romance americano. De uma família rural, exerceu muitos ofícios antes de radicar-se em Chicago na intenção de se dedicar exclusivamente à literatura.
Seu primeiro sucesso foi o romance Windy McPherson's Son (1916), porém a consagração veio com a publicação de Winesburg, Ohio (1919), uma narrativa em forma de contos unidos por um nexo comum, desenvolvendo uma nova técnica denominada de collage, desenvolvida pioneiramente nesse livro, e repetida em The Triumph of the Egg (1921), e que exerceu grande influência sobre os autores jovens.
Mestre da técnica do conto, no entanto, com o passar dos anos, sua obra evoluiu para um tradicionalismo nostálgico, como em Beyond the Desire (1932), que desagradou a crítica e antigos protegidos seus como Ernest Hemingway e William Faulkner. Desiludido e amargurado, morreu solitário em Colón, Panamá.