Topo
pesquisar

Sherwood Anderson

Biografia

PUBLICIDADE

Ficcionista norte-americano nascido em Camden, Ohio, um dos primeiros ficcionistas americanos a tratar dos problemas gerados pela industrialização e hoje reconhecido com unanimidade como o precursor do novo romance americano. De uma família rural, exerceu muitos ofícios antes de radicar-se em Chicago na intenção de se dedicar exclusivamente à literatura.

Seu primeiro sucesso foi o romance Windy McPherson's Son (1916), porém a consagração veio com a publicação de Winesburg, Ohio (1919), uma narrativa em forma de contos unidos por um nexo comum, desenvolvendo uma nova técnica denominada de collage, desenvolvida pioneiramente nesse livro, e repetida em The Triumph of the Egg (1921), e que exerceu grande influência sobre os autores jovens.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mestre da técnica do conto, no entanto, com o passar dos anos, sua obra evoluiu para um tradicionalismo nostálgico, como em Beyond the Desire (1932), que desagradou a crítica e antigos protegidos seus como Ernest Hemingway e William Faulkner. Desiludido e amargurado, morreu solitário em Colón, Panamá.

Figura copiada do site THE AMERICAN NOVEL:
http://www.unc.edu/  

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG  

Ordem S - Biografia - Brasil Escola

Sherwood Anderson, ficcionista americano
Sherwood Anderson, ficcionista americano

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Sherwood Anderson"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/sherwood-anderson.htm. Acesso em 14 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola