Topo
pesquisar

São Dionísio, em francês Saint Denis

Biografia

PUBLICIDADE

Santo francês nascido provavelmente em Roma, primeiro bispo de Paris e padroeiro da França. Pouco se sabe sobre sua vida. Segundo são Gregório de Tours, na Historia francorum (História dos francos), foi um dos sete bispos enviados à Gália para converter o povo ao tempo do imperador Décio, em meados do século III.

Tornou-se bispo de Paris, então chamada Lutécia e, à época da perseguição aos cristãos desencadeada pelo imperador Valeriano, o governador romano da província mandou martirizá-lo (258), provavelmente no vilarejo de Catulliacus, atual Saint-Denis, nos arredores de Paris. No local de seu túmulo se ergueu a abadia de Saint-Denis-de-l'Estrée, demolida no século XVIII.

No século V construiu-se uma basílica próxima ao túmulo e em uma nova abadia (626). Conta uma lenda que, após a decapitação, seu corpo andou até o local de sua futura abadia carregando a própria cabeça e guiado por um anjo, e, por isso, é comumente representado segurando nas mãos a cabeça decepada. Sua festa é celebrada em 9 de outubro.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG  

Ordem S - Biografia - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "São Dionísio, em francês Saint Denis"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/sao-dionisio.htm. Acesso em 13 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola