Topo
pesquisar

Sándor Ferenczi

Biografia

PUBLICIDADE

Psicanalista húngaro nascido na cidade de Miskolc, um dos mais íntimos colaboradores de Freud. Formado em medicina pela Universidade de Viena (1894), especializou-se em neurologia e neuropatologia e adquiriu experiência com a hipnose. Após conhecer Freud (1908), com quem estabeleceu uma grande amizade pessoal, logo passou a integrar a Sociedade de Psicanálise de Viena, que reunia os mais próximos colaboradores do criador da psicanálise.

Com o tempo suas pesquisas acabaram por afastá-lo da ortodoxia psicanalítica e de Freud e, nos últimos anos de vida, modificou suas posições e adotou a tese de que o terapeuta deve ser livre para manifestar afeição pelo paciente e encorajá-lo a reviver experiências traumáticas da infância. Morreu em Budapeste e suas experiências em clínica psicanalítica viriam a se constituir nas bases do psicodrama e da análise de grupo. Seu mais conhecido livro foi The Development of Psychoanalysis (1924), escrito em colaboração com Otto Rank.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem S - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Sándor Ferenczi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/sandor-ferenczi.htm. Acesso em 22 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola