Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Roland Topor

Roland Topor, artista francês
Roland Topor, artista francês
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Artista francês nascido em Paris, um dos fundadores do o movimento Pânico. Descendente de pais poloneses tornou-se pintor, desenhista, ator, comediante, escritor e dramaturgo. Dedicado ao humor negro, foi colaborador das revistas Bizarre, Hara-Kiri (1961-1965) e Charlie-Hebdo. Junto com o espanhol Fernando Arrabal o chileno Alejandro Jodorowski e outros, fundou o Groupe Panique.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escreveu romances como O Inquilino Quimérico, adaptado para o cinema por Roman Polanski, e Retrato de Corpo Inteiro de Suzanne. Além de intensa vida no teatro, no cinema foi ator em Nosferatu, de Werner Herzog, e em Un amour de Swann de Volker Schlöndorff, roteirista em Lanterne magique du Casanova de Fellini, e produtor de La Maladie de Hambourg com Peter Fleischmann e Otto Jägersberg, e Marquis com Henri Xhonneux.

Morreu de causa não revelada, em Paris, França e entre suas obras em literatura tornaram-se muito conhecidas Panic (1965), The Tenant (1966), Joko's Anniversary (1969), Leonardo Was Right (1978), Journal in Time (1989), Three Artists from France (1994) e Je T'aime: A Pillow Talk (1998)

Figura copiada de página do site FANTASTIC FICTION

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Roland Topor"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/roland-topor.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante