Topo
pesquisar

Rodrigo Díaz de Vivar

Biografia

PUBLICIDADE

Patriota espanhol nascido em Vivar, perto de Burgos, herói da luta contra os mouros. Filho de um fidalgo da corte de Castela, foi levado para a corte de Fernando I. Quando Sancho II de Castela, príncipe herdeiro e seu amigo de infância, assumiu o trono nomeou-o comandante das tropas reais, cargo em que empreendeu uma campanha vitoriosa contra o reino mourisco de al-Muqtadir.

Depois ajudou o rei na luta contra os irmãos pela unificação do reino. Com a morte do seu amigo rei Sancho, subiu ao trono Afonso VI, que desconfiado de sua lealdade condenou-o ao exílio e o herói passou a servir à dinastia mourisca de Saragoça. Com a invasão da Espanha pelos almorávidas (1086), foi chamado de volta por Afonso, mas preferiu lutar pelo reino de Valência, à frente do qual tornou-se magistrado supremo de mouros e cristãos.

Morreu em Valência deixando uma lenda em torno de seu nome, tornando-se enredo do maior poema épico da literatura espanhola, Cantar de mío Cid (1410), e de autoria desconhecida. Um herói que lutou contra seu próprio rei para defender a liberdade! Que combateu corajosamente os mouros e venceu todas as batalhas até libertar Valência!.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem R - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Rodrigo Díaz de Vivar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/rodrigo-diaz-vivar.htm. Acesso em 13 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola