Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Roderick MacKinnon

Um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Química (2003)
Um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Química (2003)
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Cientista norte-americano nascido em Boston, EUA, um Professor de Neurobiologia Molecular e Biofísica do Howard Hughes Medical Institute, na Rockefeller University, New York, NY, USA, e um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Química (2003), juntamente com outro conterrâneo, Peter Agre, da Johns Hopkins University School of Medicine Baltimore, MD, USA, por seus trabalhos sobre a passagem de substâncias através da membrana plasmática, ou seja, pelas descobertas de ambos sobre os mecanismos de travessia nas membranas celulares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ele recebeu um B.A. em bioquímica da Brandeis University e um M.D. da Tufts University School of Medicine. Completou a residência médica no Beth Israel Hospital, Harvard Medical School, e desenvolveu um pós-doutorado na Brandeis com Christopher Miller. Inicialmente juntou-se a Harvard Medical School e depois foi para a Rockefeller onde se tornou especialista no estudo da passagem de íons através da membrana plasmática a partir do conhecimento de que a circulação de água e íons é básica para a manutenção da boa atividade celular e o equilíbrio das pressões intra e extracelular.

É membro da National Academy of Sciences e já recebeu numerosos prêmios por suas pesquisas, incluindo o Albert Lasker Basic Medical Research Award (1999), o Rosenstiel Award (2000) e o Gairdner Foundation International Award (2001), além do Nobel (2003) por seus estudos sobre a estrutura e mecanismo dos canais iônicos nas membranas celulares.

Figura copiada do site do LIBERATION - 08/10/03

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Roderick MacKinnon"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/roderick-mackinnon.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante